Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!
FELIZ ANO NOVO! “ASSIM COMO É PRÓSPERA A SUA ALMA.”
“Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.”
(3ª João 2 – NVI)
Este verso das Escrituras parece ser uma boa saudação tanto para dar quanto para receber no início de um novo ano, desejo de boa saúde e de prosperidade; a versão Almeida Revista e Atualizada traduz assim: “…faço votos por tua prosperidade e saúde”. Vida próspera e saúde boa é o que todo mundo quer. Mas ao ser analisada sem pressa a saudação que parece ser ideal pode se mostrar “perturbadora”, pois os votos ou oração por prosperidade e boa saúde é acompanhado de um “assim como”: “assim como vai a sua alma”. Se a alma está bem, nenhum problema, amém! Mas se a alma está sofrendo não é nada sábio desejar que o estado da alma se reproduza no corpo e em toda a vida. Se sua alma não está bem, não diga amém depois desta saudação.
Ano após ano muitas pessoas têm sofrido no corpo, nos relacionamentos, na carreira profissional, na vida conjugal e familiar um “assim como” associado à sua alma que não está pacificada. A vida se torna um reflexo doloroso de uma alma atribulada e atormentada. Podem surgir dores como resultado de somatizações, dificuldades sociais, cismas, solidão, etc. É bem verdade que uma alma saudável tratada na verdade do evangelho não assegura perfeição na vida e nem imunidade para o corpo. Pessoas com a alma saudável no evangelho também adoecem, também perdem o emprego, também estão sujeitas a tensões que o simples fato de existir proporciona, mas elas em meio a estes cenários sofrem as circunstâncias sem que a alma projete suas dores sobre fatos que já são doloridos por si mesmos.
Para quem tem a alma saudável na verdade do evangelho desejar ter um ano onde a saúde do corpo esteja boa e tudo o mais ocorra bem não é errado, o problema é quando há o engano de que a vida se resolve pelo lado de fora, o problema é quando desconsidera-se a situação da alma. Que neste novo ano Deus te dê saúde física e prosperidade em tudo, mas que ele lhe conceda também uma alma educada, fortalecida e fundamentada na verdade do evangelho, alma que se recusa a tornar mais dolorido o que já dói ou que se recusa a projetar na vida dores desnecessárias, alma que mesmo diante de imprevistos e enfermidades segue em frente pacificando a vida no ensino e cuidado do Pastor Supremo das nossas almas, Jesus Cristo.
Assim com a alma em Cristo e entendendo que a vida se resolve pelo lado de dentro, faço das palavras do apóstolo João os meus votos para você: “Amado (a), acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”. Contudo, se por causa do estado de sua alma este “assim como…” lhe assusta, tenho uma outra saudação para o início do ano para você: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11.28-29 – NVI).